terça-feira, 17 de maio de 2011

Feclesc abre inscrições para licenciatura em música


Os professores em exercício na rede pública de educação básica da Região do Sertão Central terão a oportunidade de se capacitarem cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos. As inscrições estão abertas na internet até o próximo domingo, 22. Para se inscreverem deverão acessar a Plataforma Freire, no endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br. O curso, de licenciatura, será ministrado na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), um dos campi da Universidade Estadual do Ceará.
A disciplina de música, defendida por um dos mais talentosos maestros brasileiros, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), volta a ser obrigatória na grade curricular dos ensinos fundamental e médio. Para especialistas, a aprovação da Lei nº 11.769 em agosto de 2008, significa uma formação mais humanística dos estudantes, na qual serão desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro.
Quando a idéia do curso de licenciatura surgiu, a atual chefe de Gabinete da Prefeitura de Quixadá, Sandra Venâncio, à época á frente da Fundação Cultural Rachel de Queiroz, demonstrou interesse na implantação do curso superior. Juntamente com o assessor e regente do coral Rachel de Queiroz, Rogério Jales, ela disponibilizou o espaço cultural para realização do curso. Atualmente, a Fundação Cultural de Quixadá disponibiliza ao público cursos na área de música. As opções são de violão, violino, teclado, piano e flauta doce.

1 comentários:

Fabio disse...

Olá, tudo bom? Realmente foi uma grande conquista! Estão de PARABÉNS!! Mais foi uma grande conquista para professores da rede pública e não para nós músicos. Não é querendo menosprezar a capacidade de ninguém, mais fiquei anos esperando uma oportunidade dessa quando derrepente, eu e muitos músicos dessa terra (Quixadá),somos barrado de fazer esse curso. Como é que pode? PENSEM O SEGUINTE: Professores podem ser músicos, mais músicos não podem ser professores! Mais um vez pensem nisso!!! Valorize nossa classe… Quantos artistas temos em Quixadá? Essa cidade, pra onde vc olha, existe artistas, músicos renomados que fizeram e fazem história… E vcs tiram essa oportunidade? Exigimos mais respeito! Esse é meu desabafo, digamos assim! Vlw!!Fábio Marques - MÚSICO.

Postar um comentário